home

Governo aprova projetos de investimento de quase 1.000 ME na economia nacional

Governo aprova projetos de investimento de quase 1.000 ME na economia nacional

O Governo aprovou hoje, na reunião do Conselho de Ministros, as minutas de 26 contratos fiscais de investimento a celebrar entre o Estado e várias sociedades comerciais, tendo em vista o desenvolvimento de um conjunto de projetos diagnosticados como de particular interesse para a economia nacional.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Conselho de Ministros

Trata-se de um acordo que envolve um investimento global superior a 936 milhões de euros, que prevê a criação, até 2027, de 1.886 novos postos de trabalho e a manutenção dos atuais 9.442 empregos. Abrange ainda projetos de investimento produtivo, que serão, segundo este acordo, distribuídos por todo o território, com uma forte representação da indústria transformadora.

De acordo com o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, que falava na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, trata-se de um pacote de investimentos de perto de mil milhões de euros que vai contribuir de forma decisiva para ajudar o “crescimento da economia nacional e o reforço da sua competitividade”, garantindo o ministro que são investimentos como este que “provam e reforçam a enorme confiança que as empresas têm na recuperação da economia portuguesa”.

Mas são ainda, como também apontou, “mais um sinal positivo” que vem corroborar que a economia nacional está indiscutivelmente a recuperar, passado o período complexo da pandemia de Covid-19, cenário que é aliás subscrito, como acrescentou o ministro das Finanças, por diversas organizações internacionais, como a OCDE, que admitem que Portugal seja no próximo ano de 2022 o país da União Europeia “com o maior crescimento económico”.

AICEP contratualiza investimento recorde em 2021

Nunca a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) tinha conseguido contratualizar um valor de investimento tão elevado como neste ano de 2021, um recorde que ascendeu, segundo o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, também presente nesta conferência de imprensa, aos 2,7 mil milhões de euros, “o mais alto registado em toda a história da agência”.

Ainda segundo o secretário de Estado, trata-se de “um valor assinalável”, que “mais do que duplica o melhor ano de sempre”, que tinha sido o de 2019, garantindo que a totalidade dos 124 projetos contratualizados vai permitir criar “7.274 postos de trabalho e a manutenção de outros 41.538, um pouco por todos os 70 municípios” onde os investimentos se vão fazer sentir.

ARTIGOS RELACIONADOS