home

Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos

Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos

Promoção da igualdade de direitos entre mulheres e homens

A “Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos”, tem como objetivo promover uma efetiva igualdade de direitos entre as mulheres e os homens, bem como a participação paritária em todos os domínios da vida política, económica, cultural e social bem como a sua intervenção na atividade do Partido, e adota a sigla “MS-ID”.

(Dos Estatutos)


Membro Cargo Local
Elza Pais Presidente das Mulheres Socialistas
CARTA DE ABRIL – Elza Pais
Caras Mulheres Socialistas,
Camaradas e amigas,
Celebrar Abril é celebrar a Liberdade, a Democracia e a Igualdade. E pela primeira vez fazemo-lo com mais tempo de democracia do que de ditadura.
Construímos, em conjunto, um caminho e esperança. Conquistámos o direito à Saúde e à Educação, combatemos a pobreza e o isolamento que tínhamos como destino.
Libertámo-nos de um país amordaçado onde muitos meninos e meninas não tinham acesso à escola, ondes as mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens.
Celebrar Abril é homenagear os seus capitães, que nos permitiram essa libertação. É celebrar todas as suas conquistas e recordar a libertação de um país que viveu censurado, com fome, miséria e desigualdade.
Muitas conquistas foram feitas, outras estão em curso e outras ainda estão por fazer.
Hoje, ainda, continuamos a combater os estereótipos e preconceitos, que se têm constituído como verdadeiros obstáculos à participação política das mulheres. Mas temos hoje, pela primeira vez, um Governo absolutamente paritário, que foi anunciado no dia em que se cumpriu mais tempo de liberdade do que de opressão e ditadura.
Vivemos uma época onde a Igualdade se assumiu como pedra basilar das políticas que todos e todas integram e ninguém excluem.
Vivemos momentos difíceis aos quais as governações socialistas, agora com exigência redobrada, com um compromisso profundo de mudança, souberam responder com confiança e estabilidade, olhando para as pessoas e não deixando ninguém para trás. Demos passos significativos para proteger as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis, que foram as mais afetadas pela crise pandémica que continuamos a combater.
Muito foi feito, mas muito há ainda para cumprir!
Portugal tem agora mais condições para projetar realidades novas do conhecimento, da inovação, dos Direitos Humanos e da cidadania, para influenciar o mundo. Portugal foi e é um farol de esperança e de futuro, lutando contra todo e qualquer tipo de desigualdades e discriminações.
Lutamos pela Paz na Ucrânia e no mundo!
Continuamos a reivindicar uma representação equilibrada de mulheres e homens e em todos os lugares de representação política. Continuamos a reivindicar uma economia do cuidado para uma justa conciliação entre a esfera familiar, profissional e pessoal. Continuamos a lutar contra todo o tipo de discriminação e de violência de género, que estão longe de ser eliminadas!
Enfrentamos os desafios demográfico, das migrações e de acolhimento de refugiados, e os desafios climáticos e digitais, com firmeza, convicção e com a esperança de um futuro melhor para todas as pessoas.
A política não serve para justificar inevitabilidades, serve para abrir caminhos, para fazer as pessoas mais felizes, para imprimir uma ação transformadora ao mundo.
São estes os valores de Abril que temos de cumprir todos os dias!
25 de Abril de 2022
Elza Pais
Presidente Nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos

Plano de Formação 2022

As inscrições são limitadas e poderão ser feitas através do e-mail: [email protected], deixando o nome, contato e endereço de e-mail.

ATUALIDADE MS-ID

ACOMPANHE OS ÚLTIMOS VIDEOS MS-ID

Elza Pais | Mulheres Socialistas | Balanço da Legislatura

Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos | Agenda da Terra

AGENDA MS-ID

Maio 2022
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031