home

Órgãos do PS

Órgãos do PS

Lista dos órgãos nacionais do partido, e outros, presentes nos Estatutos do Partido Socialista.

Presidente

O Presidente do Partido preside ao Congresso Nacional e à Comissão Nacional com todos os direitos inerentes, tendo também assento em todos os demais órgãos do Partido com exceção, quanto ao direito de voto, do Secretariado Nacional, da Comissão Nacional de Jurisdição e da Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira.
O Presidente do Partido preside aos atos solenes da sua vida interna e acumula as funções de Secretário-Geral em caso de ausência ou impedimento prolongados do respetivo titular.
O Presidente do Partido empenha a sua magistratura moral na defesa da unidade e coesão do Partido e no respeito pelos princípios e valores da sua Declaração de Princípios e Programa do Partido.

(Dos Estatutos)

Ver mais

Secretário-Geral

O Secretário-Geral representa o Partido, coordena e assegura a sua orientação política, vela pelo seu funcionamento harmonioso e pela aplicação das deliberações dos órgãos nacionais, tem assento em todos os órgãos do Partido e preside às reuniões da Comissão Política e do Secretariado Nacional, com voto de qualidade.

(Dos Estatutos)

Ver mais

Congresso Nacional

O Congresso Nacional é o órgão de apreciação e definição das linhas gerais da política nacional do Partido, competindo-lhe aprovar, no momento próprio, a Moção de Política Global, o programa de legislatura e, quando se trate de Congresso ordinário, eleger o Presidente do Partido, a Comissão Nacional, a Comissão Nacional de Jurisdição e a Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira.

(Dos Estatutos)

Ver mais

Comissão Nacional

A Comissão Nacional é o órgão deliberativo máximo do Partido entre Congressos, competindo-lhe estabelecer a linha da atuação do Partido, nomeadamente na esfera da sua ação política e velar pela sua aplicação.

(Dos Estatutos)

Ver mais

Comissão Política Nacional

A Comissão Política Nacional é o órgão deliberativo do Partido no intervalo das reuniões da Comissão Nacional.

(Dos Estatutos)

Ver mais

Secretariado Nacional

O Secretariado Nacional é o órgão executivo da Comissão Política Nacional.

Compete ao Secretariado Nacional assegurar a execução das deliberações e decisões dos órgãos nacionais do Partido, tomar as deliberações necessárias à sua direção e assegurar o coeso e regular funcionamento da estrutura partidária.

(Dos Estatutos)

Ver mais

Comissão Nacional de Jurisdição

A Comissão Nacional de Jurisdição é o órgão jurisdicional máximo do Partido, composta por nove membros, eleitos pelo Congresso Nacional, de entre listas completas e pelo sistema proporcional, sendo Presidente o primeiro candidato da lista mais votada.
A Comissão Nacional de Jurisdição é independente nos seus julgamentos, estando sujeita apenas aos Estatutos e ao Regulamento Processual e Disciplinar do Partido.

(Dos Estatutos)

Ver mais

Comissão Nacional Fiscalização Económica Financeira

A Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira é composta por um Presidente, que corresponderá ao primeiro candidato da lista mais votada, e por um Plenário de seis membros, eleitos pelo Congresso Nacional, em lista completa, pelo sistema proporcional.
O Presidente da Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira é o representante, interno e externo do órgão máximo de fiscalização económica e financeira do partido.
(Dos Estatutos)

Ver mais

Ação Socialista

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, teve como primeiro diretor Alfredo Barroso.

A partir de fevereiro de 2015, o jornal converteu-se numa edição digital diária, por iniciativa da então diretora Edite Estrela, estando disponível no portal do Partido Socialista. Poderá ainda encontrar as edições em papel no arquivo digitalizado.

Atualmente, é seu diretor Porfírio Silva.

Ver mais

Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos

As MS-ID têm estado sempre presentes na afirmação do Compromisso para com a Igualdade e a Não Discriminação, debatendo ideias, lançando iniciativas e desenvolvendo estratégias que promovam uma sociedade mais justa e digna que não deixe ninguém para trás.

No quadro das quatro áreas estratégicas do partido socialista  – combater as desigualdades, enfrentar os desafios demográficos, transição digital e alterações climáticas – deixamos aqui o nosso Compromisso para  promover a Igualdade de forma transversal  em todos estes desafios estratégicos.

Leia na íntegra

Ver mais