home

Francisco Assis: Ataques das agências de rating são “ataques especulativos à própria Zona …

Francisco Assis: Ataques das agências de rating são “ataques especulativos à própria Zona …

O candidato à liderança do PS Francisco Assis criticou os “ataques especulativos” das agências de ‘rating’ “à própria Zona Euro”, defendendo que a Europa deve dotar-se, ela própria, destas entidades de notação financeira.

“São claramente ataques especulativos, não há nenhuma razão de fundo para uma situação desta natureza”, afirmou Assis, à margem de uma sessão de apresentação da sua candidatura a decorrer em Gaia.
O candidato analisava assim o corte do ‘rating’ de Portugal em quatro níveis pela agência de notação financeira Moody’s, que colocou a dívida do País na categoria de lixo (‘junk’).
O socialista acrescentou que “há uma situação que ultrapassa tudo o que é aceitável e que significa um ataque à própria Zona Euro que tem que ser capaz de se defender”.
Para Assis, “não há dúvida que a decisão desta agência é surpreendente e coloca uma questão não apenas a Portugal mas à Europa toda, que é saber se está a reagir da melhor forma a estes ataques sucessivos a alguns dos países da Zona Euro”.
Tais ataques, referiu, devem “originar de imediato uma grande discussão no seio da União Europeia, no sentido de rever a forma como ela própria está a responder a situações desta natureza, admitindo a possibilidade de seguir por outras vias e outras soluções que terão de ser encontradas por consenso no quadro europeu”.
Questionado sobre se a Europa deve abandonar as agências de notação, respondeu que “não é questão de abandonar as agências de ‘rating’, mas de a própria Europa se dotar ela própria de agências de notação”.
Disse mesmo ter “uma posição muito crítica em relação à resposta europeia”, defendendo que “provavelmente a própria UE terá de assumir a responsabilidade pela dívida pública de todos os Estados-Membros da Zona Euro”.