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Administração Pública com melhores competências digitais

Administração Pública com melhores competências digitais

A ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão, afirmou ontem, em Lisboa, que é fundamental dotar a Administração Pública de melhores competências digitais, explicando a estratégia do Governo para esta área, incrementando a formação e combinando, de forma virtuosa, a tecnologia, as pessoas e a gestão.
Administração Pública com melhores competências digitais

“A tecnologia, as competências e a motivação dos trabalhadores públicos e a capacidade de desenharmos novos modelos de gestão são os pilares que sustentarão o governo do futuro”, sustentou.

Alexandra Leitão falava na abertura do painel ‘O Futuro da Governação’, no 29º congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que ontem teve início, onde sublinhou que, em Portugal, o setor público tem dado passos importantes na área da transformação digital e com mérito reconhecido através de vários prémios e índices internacionais.

Na sua intervenção, a ministra lembrou a importância dos trabalhadores públicos que “todos os dias se esforçam para fazer as coisas de forma diferente, para melhorar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia”, dando vários exemplos de projetos inovadores nascidos dentro do Estado.

“Com o lançamento do novo portal de serviços públicos ePORTUGAL, os serviços digitais da Administração Pública passaram a estar mais acessíveis, dispensando deslocações a pontos de atendimento presencial, com vantagens de comodidade para os cidadãos e de eficiência para os serviços”, salientou.

No âmbito da simplificação administrativa, Alexandra Leitão disse ainda que o Governo vai continuar a eliminar a necessidade de licenças, autorizações e atos administrativos desnecessários, numa lógica de licenciamento zero, simplificar os procedimentos administrativos de contratação pública e adotar um programa de aumento do prazo de validade de documentos e certificados.

Já a aposta na transformação digital dos serviços públicos passará por assegurar que os 25 serviços administrativos mais utilizados pelos cidadãos e pelas empresas sejam desmaterializados e concretizar, em todas as áreas de atuação administrativa, o princípio “digital por omissão”, ou seja, garantir que os cidadãos possam, sempre que possível, fazer uso dos meios digitais ao seu dispor para aceder à prestação de serviços públicos.