home

SNS assinala 42º aniversário reforçado com 29 mil profissionais nos últimos seis anos

SNS assinala 42º aniversário reforçado com 29 mil profissionais nos últimos seis anos

Serviço Nacional de Saúde (SNS) assinala o seu 42º aniversário com o maior investimento de sempre em recursos humanos. Desde 2015, entraram no SNS 29 mil profissionais de saúde, disse ontem o secretário de Estado, António Lacerda Sales.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

SNS

“Uma das grandes conquistas do SNS foi o maior reforço feito até hoje na área dos recursos humanos”, disse ontem, em Coimbra, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Desde 2015, o SNS foi reforçado com mais 29 mil profissionais, entre os quais 5.500, sendo que 3.300 são especialistas (650 de medicina geral e familiar) e 2.200 internos em formação .

“Em 2020 e no início de 2021 fizemos um recrutamento, obviamente em âmbito de excecionalidade, de 13 mil profissionais, muitos deles já com a conversão de contratos a termo resolutivo certo ou incerto para contratos sem termo”, salientou o governante.

Só entre agosto de 2020 e 2021, foram contratados mais 1.061 especialistas, 152 dos quais médicos de medicina geral e familiar, reforçou Lacerda Sales.

“Os números dizem tudo sobre o maior reforço de sempre do SNS”, afirmou o secretário de Estado, garantindo que o Governo vai continuar a recrutar profissionais de saúde em função das necessidades.

As declarações de António Lacerda Sales foram proferidas à entrada da sessão promovida pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que serviu para assinalar o 42º aniversário do Serviço Nacional de Saúde.

No dia em que o SNS celebrou mais um aniversário, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde dedicou um “grande agradecimento” aos profissionais de saúde e a todos os que colaboraram no processo de vacinação contra a Covid-19, que permitiram que mais de 81% da população tenha a vacinação completa e 86% já tenha sido inoculada com a primeira dose.

ARTIGOS RELACIONADOS