Segurança Social com acesso mais fácil
Entra hoje em funcionamento o novo sistema de marcação de atendimento da Segurança Social, dirigido aos cidadãos e às empresas, cujo objetivo prioritário é melhorar este serviço e torná-lo mais eficiente na gestão das marcações.
Em comunicado, o Governo garante que esta iniciativa será em breve estendida igualmente ao atendimento do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), sustentando que este novo sistema é “mais fácil e simples de utilizar”.
De entre as novidades e inovações, agora introduzidas, destacam-se a informação da disponibilidade de agendamento por parte do cidadão em tempo real, a possibilidade de gerir os atendimentos numa área reservada, bem como a visualização dos horários disponíveis.
Mas outras novidades, refere ainda o comunicado do Governo, dizem respeito ao conhecimento antecipado sobre temas que podem ser tratados em cada local, bem como a obtenção prévia de documentação necessária ao atendimento, para além do sistema de alerta, através de envio de sms e/ ou email no dia da marcação e na véspera do atendimento.
Finalmente, há ainda a registar que estas novidades se enquadram no âmbito do Simplex+ e integrantes da estratégia “Segurança Social Consigo”, que complementa outras medidas que têm vindo a ser implementadas pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.