home

Ricardo Serrão Santos vence prémio Excellens Mare 2017

Ricardo Serrão Santos foi distinguido com o prémio Excellens Mare 2017 atribuído todos os anos pela consultora PricewaterhouseCoopers (PwC). O prémio resulta das escolhas efetuadas pelos membros de um júri constituído por diversas personalidades, após auscultação de especialistas, associações e outras entidades relevantes ligadas ao mar.

A distinção tem como objetivo “reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades que desempenham ou tenham desempenhado um papel fundamental na implementação de uma visão integrada de desenvolvimento económico sustentável das atividades do mar ou com impacto positivo e transversal em setores importantes da economia do mar”, explica a organização.

O júri justifica o prémio ao deputado europeu e coordenador do grupo Socialistas e Democratas (S&D) na Comissão das Pescas pela “apetência de análise integrada das dinâmicas comportamentais” e “pela vida dedicada ao mar”.

Ricardo Serrão Santos começou por se licenciar em psicologia e desenvolver estudos relacionados com psicologia e ecologia comportamental que o levaram ao doutoramento, em biologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Liverpool. Embaixador marítimo é uma nomeação honorífica, das várias nomeações e prémios recebidos, atribuída, em 2007, pelo Comissário Europeu Joe Borg, “pela sua vida dedicada ao mar” e “luta pela valorização sustentável dos oceanos”.

A nota explicativa do prémio descreve Ricardo Serrão Santos como “um dos investigadores com mais tempo dedicado a cruzeiros científicos oceânicos, ao mergulho em submersíveis tripulados de grande profundidade e ao fomento da agenda de investigação do mar profundo”.

Ricardo Serrão Santos, ex-pró-reitor da Universidade dos Açores desempenhou várias funções académicas e orientou teses dos diversos graus do ensino superior. “A sua vasta experiência em matérias de conhecimento e de mar foram reconhecidas pela Academia de Ciências de Lisboa através da admissão como membro correspondente e pela Academia da Marinha através da concessão da afiliação como membro emérito”, acrescenta a justificação do júri.

“A forma abnegada como defende o meio ambiente marinho dos Açores, no seu país, na Europa e no Mundo também lhe dá a qualidade de ser um Embaixador da Natureza”, argumentam.

A gala de entrega dos Prémios Excellens Mare terá lugar no dia 22 de abril, pelas 15.00h, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *