PS propõe celebrar Dia dos Cientistas na data de nascimento de Mariano Gago
“A história mostra que, em democracia, o conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas para a construção de sociedades dinâmicas, em que os cidadãos se sentem mais realizados, mais livres autónomos e audazes, mas também mais inclusivos do outro” afirmou o deputado socialista Alexandre Quintanilha, no Parlamento.
Alexandre Quintanilha salientou, depois, que o objetivo da proposta socialista é celebrar a importância do conhecimento e reconhecer o papel dos cientistas na sociedade portuguesa, tendo evocado o contributo de José Mariano Gago como “um dos principais dos obreiros” desse reconhecimento.
“Foi ele que introduziu avaliações internacionais, criou o Ciência Viva, hoje imitado por esse mundo fora, apoiou todas as áreas do conhecimento, quintuplicou o financiamento para a ciência e influenciou de forma decisiva a política europeia da Ciência”, recordou.
“Por todas estas razões, e também pela sua inteligência, persistência e qualidades humanas e pelo muito que ainda poderia ter feito, escolhemos o dia do seu nascimento para homenagear os milhares de exploradores que continuam a avançar as fronteiras do conhecimento”, concluiu o parlamentar socialista.