home

PS homenageia autarcas socialistas eleitos em 1976

PS homenageia autarcas socialistas eleitos em 1976

Os presidentes de Câmara eleitos nas listas socialistas nas primeiras eleições autárquicas da democracia portuguesa, em 12 de dezembro de 1976, vão ser homenageados pelo Partido Socialista, numa cerimónia a ter lugar no início de 2017, anunciou a Secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes.
PS homenageia autarcas socialistas eleitos em 1976

Na data em que se assinalam os 40 anos sobre esse primeiro ato eleitoral autárquico, a dirigente socialista “saúda todos os autarcas eleitos nessa data fundadora do Poder Local Democrático”, lembrando o papel por estes desempenhado no progresso do país.

“Quarenta anos volvidos, é indiscutível que as autarquias locais constituíram uma das mais importantes alavancas para o progresso do país e para o bem-estar da população portuguesa e uma das conquistas mais queridas de todos os democratas”, salienta.

Recordando que “o PS tem sabido estar sempre na linha da frente de todos os combates políticos no sentido do reforço e aprofundamento da descentralização política e administrativa”, Ana Catarina Mendes salienta que esta é uma matéria que, para os socialistas, “faz parte integrante e inalienável da sua identidade”, correspondendo a um compromisso firme perante os portugueses.

“Este é um compromisso que mantém a sua plena atualidade, plasmado no programa e na prática do nosso partido e do atual Governo, com novos avanços e conquistas, visando o reforço das políticas de proximidade, que constituem um elemento central para a credibilização da prática política e do próprio regime democrático e da sua eficácia ao serviço das pessoas”, afirma.

Ana Catarina Mendes evoca ainda a importância histórica das primeiras eleições autárquicas, como tendo representado “uma grande vitória do Partido Socialista, numa primeira demonstração – que o futuro viria a confirmar – da sua profunda implantação local e da sua vocação autárquica”.

A homenagem aos presidentes de Câmara socialistas eleitos em 1976 será, ainda de acordo com a Secretária-geral adjunta, a forma de o PS celebrar estes 40 anos do poder local democrático, assinalando o início de um ano em que o partido renovará o desafio de vencer mais “uma importante batalha autárquica”.