Este universo representa 75% do total de cerca de 80 mil militantes ativos, constituindo a Federação do Porto a que tem o maior número de eleitores, seguida pelas Federações de Braga e da Área Urbana de Lisboa (FAUL).
As eleições decorrem esta sexta-feira, 15 de dezembro, com as votações nas Federações da Área Urbana de Lisboa, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Regional do Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real, e no sábado, dia 16 de dezembro, com as votações nas Federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Regional dos Açores e Regional da Madeira.
O Secretário-Geral cessante, António Costa, manifestou-se convicto numa grande mobilização de todos os socialistas para afirmar a “força do PS”.
“Estou certo que a escolha democrática dos socialistas dará uma nova energia ao PS. Apelo, por isso, a participação de todos nesta eleição, fazendo desta votação uma grande afirmação da força do PS”, sublinhou, numa mensagem dirigida a todos os militantes.
“O novo Secretário-Geral contará com toda a minha solidariedade e, por certo, com o apoio de todos os militantes, na unidade plural que é a marca do nosso PS”, acentuou ainda António Costa.
O 24º Congresso Nacional do Partido Socialista, ao qual vão ser eleitos pelos militantes mais de 1.400 delegados, decorrerá entre 5 e 7 de janeiro de 2024, em Lisboa.
Candidatos e Moções:
Secretário-Geral do PS
A – Pedro Nuno Santos – Moção “Portugal Inteiro”
B – José Luís Carneiro – Moção “Por Todos. Para Todos”
C – Daniel Adrião – Moção “Democracia Plena”
Presidente das Mulheres Socialistas
A – Elza Pais – Moção “O Futuro é Igualdade”
B – Teresa Fragoso – Moção “Igualdade Agora”