home

Prémio Camões entregue a Chico Buarque no dia 25 de Abril em Lisboa

Prémio Camões entregue a Chico Buarque no dia 25 de Abril em Lisboa

O Prémio Camões 2019, atribuído a Chico Buarque, será entregue ao músico e escritor brasileiro em Lisboa, no dia 25 de Abril do próximo ano, dia da Revolução dos Cravos, revelou o Ministério da Cultura.
Prémio Camões entregue a Chico Buarque no dia 25 de Abril em Lisboa

Chico Buarque foi anunciado vencedor da 31ª edição do Prémio Camões no passado dia 21 de maio, na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, sendo destacado pelo júri a sua “contribuição para a formação cultural de diferentes gerações” e o caráter multifacetado do seu trabalho, estabelecendo-se como “referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.

Francisco Buarque de Hollanda, de 74 anos, foi escolhido pelos jurados Clara Rowland e Manuel Frias Martins, indicados pelo Ministério português da Cultura, pelos brasileiros António Cícero Correia Lima e António Carlos Hohlfeldt, pela professora angolana Ana Paula Tavares e pelo professor moçambicano Nataniel Ngomane.

Músico e dramaturgo de vastíssima obra, Chico Buarque estreou-se na literatura com o romance ‘Estorvo’, publicado em 1991, a que se seguiram obras como ‘Benjamim’, ‘Budapeste’, ‘Leite Derramado’ e ‘O Irmão Alemão’.

Instituído por Portugal e Brasil, com o objetivo de distinguir um autor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum, o prémio tem um valor pecuniário de 100 mil euros, sendo a maior distinção literária de língua portuguesa.