Mostra Nacional apresenta 80 projetos de Jovens Criadores
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, destaca esta iniciativa como um caso de sucesso das políticas de juventude na área da cultura, afirmando que “este programa tem permitido a muitos jovens criadores nacionais o acesso e o reconhecimento nos circuitos culturais”.
O governante, que visita a Mostra esta sexta-feira e estará também presente na entrega de prémios no sábado, sublinha ainda a “energia transformadora da juventude visível na criatividade e inovação das manifestações artísticas que têm vindo a ser apresentadas, merecedoras de aplauso e incentivo”.
O ‘Programa Jovens Criadores’, gerido pelo IPDJ, visa a promoção do desenvolvimento artístico de jovens criadores nacionais, potenciando a criação de oportunidades de divulgação do seu trabalho. Podem ser apresentados trabalhos em diferentes áreas incluindo, entre outras, artes plásticas, banda desenhada, dança, design gráfico, fotografia, joalharia, literatura, moda, música e teatro.
Dedicado a jovens de nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional, o programa é constituído por um concurso do qual resulta uma seleção de projetos e por uma Mostra. Os vencedores participam na Bienal de Jovens Criadores da CPLP, que se realiza em Angola, no próximo mês de julho.
Nomes como Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, José Luis Peixoto, António Tenente, Alexandra Moura e Filipe Faísca, para além de Cláudia Cabral na joalharia, Cecília Costa nas artes plásticas, e na música, Madalena Palmeirim na música, são alguns dos muitos criadores de renome que passaram pela iniciativa.
A presente edição da Mostra, a primeira cuja organização é promovida pela Fundação da Juventude, no âmbito de protocolo com o IPDJ, contando com a parceria do Clube Português de Artes e Ideias, do Conselho Nacional da Juventude e Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, decorre na Nova SBE, em Carcavelos, nos dias 22 e 23 de fevereiro.