Mário Soares distinguido como primeiro deputado honorário
A entrega decorreu na Fundação Mário Soares, em Lisboa, na presença dos vice-presidentes da Assembleia da República, Jorge Lacão, Duarte Pacheco, José Manuel Pureza e Teresa Caeiro.
Depois da distinção a Mário Soares, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, será o segundo deputado constituinte a receber o diploma, no Palácio de Belém.
No passado dia 31 de março, o Parlamento aprovou por unanimidade a atribuição do título de deputados honorários aos membros da Assembleia Constituinte de 1975-1976, no âmbito da comemoração dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa.
Após a distinção simbólica a Mário Soares e ao Presidente da República em exercício, o Salão Nobre da Assembleia da República será, esta tarde, palco da cerimónia de distinção aos restantes constituintes, estando confirmada a entrega do diploma a 121 deputados.
Na cerimónia, tomam a palavra Eduardo Ferro Rodrigues e antigos constituintes que são atualmente deputados à Assembleia da República, entre os quais os parlamentares socialistas Helena Roseta e Júlio Miranda Calha. Está ainda prevista a intervenção do constitucionalista e professor universitário Jorge Miranda, em nome dos antigos deputados à Assembleia Constituinte.