O seminário visa debater a importância do orçamento da União Europeia para a promoção da igualdade de género, abordando, igualmente, metodologias e instrumentos, com indicadores adequados para analisar contributos da despesa pública para a igualdade de género.
Entre os oradores estarão ainda Heléne Fritzon, vice-presidente do Grupo Socialista, Evelyn Regne, presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género do Parlamento Europeu, Gert Jan Koopman, diretor geral dos Orçamentos da Comissão Europeia, e ainda especialistas nesta área da OCDE e Instituto Europeu da Igualdade de Género.
Realçando que “a política para a igualdade de género é uma política chave na União Europeia”, Margarida Marques, que é também relatora para o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, destaca que o orçamento europeu é, neste contexto, “o instrumento privilegiado para passar das palavras aos atos”.
“O Grupo S&D quer ver consagrada a igualdade de género não apenas como um princípio horizontal mas como prática em todas as políticas europeias. Exigimo-lo na decisão sobre o orçamento plurianual da UE (2021/2027). Tudo faremos para fazer concretizar este compromisso”, acrescenta a deputada socialista.
Saiba mais aqui.