Lançado guião de boas práticas para as empresas
Este guião, que resultou de um projeto desenvolvido pelo Conselho Económico e Social e coordenado pela professora e investigadora Madalena Duarte, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, constitui-se como uma ferramenta destinada às empresas e entidades empregadoras no geral, para que estas possam também assumir um papel ativo sobre o tema e desenvolver práticas e medidas concretas que lidem com esta realidade no interior das organizações.
À margem do lançamento do guião, Rosa Monteiro referiu que, apesar das dificuldades, “Portugal está num bom caminho no combate à violência e desigualdade de género”.
“É um caminho difícil, os ganhos são mais lentos do que aquilo que desejamos porque na raiz mais profunda da violência contra as mulheres está a desigualdade de género. É um crime público que temos de intervir em todas as dimensões”, afirmou a governante.
Rosa Monteiro considerou que o lançamento do guião de boas práticas para as entidades empregadoras é fundamental, pois passam “a reconhecer os impactos internos da violência que não acontecem só na esfera doméstica”.
“Este é um guia muito importante porque é uma ferramenta muito concreta para que as empresas possam atuar. E este é um caminho que se tem de fazer. Tem de se trabalhar em todos os âmbitos e este universo do mercado de trabalho é fundamental”, acrescentou.
A apresentação foi realizada na sede da Vodafone, por se tratar de uma empresa pioneira, em Portugal, na implementação de um programa interno de prevenção e combate ao flagelo da violência doméstica.