IncluEuropa celebra história e cultura europeia
Na cerimónia de abertura, que decorreu no Colégio dos Jesuítas do Funchal, Liliana Rodrigues vincou a importância da continuidade do IncluEuropa, uma iniciativa que “vem mostrar a importância dos clubes europeus nas nossas escolas e o papel fundamental que têm na solidez cultural e social europeia”.
A deputada afirmou que os jovens participantes do projeto são “os mais importantes embaixadores de uma União Europeia que continua a ser construída” e deixou uma palavra aos professores responsáveis pela coordenação dos alunos, pelo “trabalho, pela orientação e pelo incentivo aos jovens para o projeto europeu”.
As seis escolas apuradas nesta primeira fase voltam a medir conhecimentos no dia 18 de abril, premiando o vencedor com uma viagem ao Parlamento Europeu. O prémio será atribuído no dia 9 de maio, numa cerimónia em que será anunciado também o vencedor do “Concurso de Curtas-Metragens”.
O IncluEuropa é um projeto educativo, dinamizado pela deputada madeirense, que tem por objetivo aproximar os estudantes da região à União Europeia, através de dois concursos: as “Olimpíadas da Europa” e o “Concurso de Curtas-Metragens”. A edição deste ano conta com a participação de 16 estabelecimentos de ensino da região, envolvendo cerca de 300 alunos.