Flexibilização curricular prepara alargamento com bases sólidas
“Começámos este projeto com mais de 200 escolas que disseram que queriam fazer parte e temos um conjunto alargado de outras comunidades que também querem estar presentes”, assegurou Tiago Brandão Rodrigues.
Ao intervir na conferência nacional sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, em Lisboa, e perante membros de centenas de comunidades educativas de vários pontos do país, o governante garantiu que o ministério está a monitorizar o projeto piloto no sentido de “criar as fundações para que o passo seja sólido”.
Segundo apontou Brandão Rodrigues, entre as possibilidades de flexibilização curricular está a organização dos tempos escolares, sendo conferida às escolas a oportunidade de gerir até 25% da carga horária semanal por ano de escolaridade ou formação prevista em cada uma das matrizes.
A propósito do novo Perfil dos Alunos, em vigor desde julho passado, destacou que se trata de “uma matriz comum para todas as escolas” e vertentes de ensino que define os valores, competências e princípios que devem orientar a aprendizagem.
Suspender a rotina por um dia
De referir que no “Dia do Perfil do Aluno”, o Ministério de Educação desafiou as escolas de todos os níveis e ciclos de ensino a suspenderem por um dia a rotina diária e organizarem um momento para reflexão e trabalho em torno destes temas, tendo aderido 300 agrupamentos escolares.
Para o ministro da Educação, o perfil do aluno e a autonomia e flexibilização curricular das escolas são instrumentos importantes para uma escola de futuro.
“Tenho visitado inúmeras escolas que estão já neste projeto piloto de autonomia e flexibilização curricular e sinto os alunos implicados e a trabalhar transversalmente com a ideia”, relatou o governante, vincando que a tutela permite que a escola use 25% do seu currículo num tema em concreto ou a trabalhos de grupo.
Alguns destes projetos foram expostos durante a conferência nacional sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, com destaque para um grupo de alunos da Casa Pia que criou em sala de aula uma aplicação de voluntariado: o “SOS Idosos”.