Edite Estrela é a primeira mulher socialista eleita primeira vice-presidente da AR
Na eleição para a Mesa da Assembleia, que decorreu ao final da tarde, Edite Estrela recolheu 177 votos dos deputados, sendo, de entre todos os candidatos a vice-presidentes, a mais votada.
Eleita deputada para a XIV legislatura, a 6º do seu percurso parlamentar, Edite Estrela presidiu, na legislatura anterior, à Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, integrando ainda as comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e de Assuntos Europeus, assim como a Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação.
Ainda no quadro das funções parlamentares, desempenhou os cargos de presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-México e de vice-presidente do Grupo dos Socialistas, Democratas e Verdes (SOC) na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
Edite Estrela foi também presidente da Câmara Municipal de Sintra, entre 1993 e 2001, e deputada ao Parlamento Europeu, entre 2004 e 2014, presidindo à delegação dos eurodeputados socialistas e tendo sido vice-presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género.