Conferência socialista em Coimbra
A iniciativa, que se realiza no Convento de São Francisco, reúne um alargado conjunto de oradores e participantes, entre especialistas, académicos, autarcas, governantes, parlamentares e dirigentes políticos, que levarão a debate os temas da desigualdade, do desenvolvimento territorial e da promoção da igualdade social, em vários painéis temáticos.
O primeiro dia da iniciativa, na sexta-feira, dia 16, será dedicado à exibição do filme “Inequality for All”, um documentário de Robert Reich e Jacob Kornbluth, vencedor do prémio especial do Júri no Festival de Sundance de 2013. A obra será apresentada por Rui Pena Pires, seguindo-se um período de debate dinamizado por Pedro Adão e Silva e João Teixeira Lopes.
O Partido Socialista tem inscrito no seu ADN a procura da redução das desigualdades como um elemento fundamental na construção de uma sociedade decente.
Esse é um objetivo que consta da Agenda para a Década e do Programa do XXI Governo Constitucional, pese os condicionalismos existentes. O próximo ano político será certamente marcado por este tema.
O trabalho político do PS e a sua área de intervenção ultrapassam em muito as tarefas, certamente exigentes da governação, estendendo-se pelo Parlamento, autarquias locais (onde teremos eleições no ano de 2017) e todas as outras formas, institucionais e orgânicas, de relacionamento com a sociedade civil. O Partido Socialista é e quer continuar a ser um partido de portas abertas, atento a tudo o que o rodeia, rejeitando o isolamento e a autossuficiência.
É esse o sentido e o enquadramento desta jornada de reflexão, que conta com o contributo plural de diversos saberes, diferentes perspetivas e pontos de vista.
Todos estão convidados. Participe!