Aplicação para apoio a vítimas de violência doméstica e de género
Através da aplicação, é possível ficar a conhecer que serviços e entidades da rede nacional de apoio estão disponíveis e próximos, por exemplo, pesquisando por concelho, bem como os contactos necessários para fazer uma denúncia, pedir uma informação, ou saber quais as entidades que podem dar aconselhamento jurídico ou psicológico.
Gratuita e de utilização intuitiva, a AppVD também permite fazer uma chamada ou enviar uma mensagem eletrónica, em caso da vítima precisar de ajuda.
Após descarregar para o telemóvel esta aplicação, basta escolher o distrito e a resposta procurada entre as diferentes categorias: Estruturas de Apoio à Vítima, Forças de Segurança, Câmaras Municipais, Intervenção com Agressores, Justiça, Proteção de Crianças e Jovens, Saúde ou Serviços locais de Segurança Social.
Os resultados das pesquisas seguem o critério da proximidade territorial, atendendo à necessidade de responder a uma situação de violência doméstica ou de género com uma intervenção célere e proporcional ao risco identificado.
Desenvolvida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a AppVD está disponível na App Store e na Google Play.