home

António Reis / Marcelo Curto

António Reis / Marcelo Curto

No dia 19 de abril de 2018, o Partido Socialista fará 45 anos, ao serviço de Portugal, das portuguesas e dos portugueses. Uma História que orgulha todos os socialistas e que está plasmada em rostos e em marcas deixadas na nossa sociedade.
SUSETE PIRES E PORTUGAL MELHOR

Assinalando a data do seu aniversário, o Partido Socialista irá destacar diariamente um rosto que está por direito próprio na História do PS e da Democracia portuguesa, e uma marca impressiva a que o PS está indissociavelmente ligado e que constituiu um avanço significativo para a sociedade portuguesa e para a vida dos cidadãos.
Na edição de hoje, evocamos as figuras de dois dos fundadores do Partido Socialista. António Reis, historiador e professor, foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, exercendo ainda o cargo de secretário de Estado da Cultura no II Governo Constitucional, liderado por Mário Soares. Também deputado à Constituinte e à Assembleia da República, Francisco Marcelo Curto, professor de Direito do Trabalho, exerceu, nesta área, o cargo de ministro do Trabalho no I Governo Constitucional, igualmente presidido por Mário Soares.
Recordamos ainda duas marcas de governação socialista. No campo das contas públicas, o mais baixo défice de sempre do país em democracia, alcançado consecutivamente nos dois últimos anos, 2016 e 2017, em 2% e 0,9%, respetivamente. No campo da modernização administrativa ao serviço da economia, a criação da Empresa na Hora. Uma iniciativa através da qual passou a ser possível a constituição de sociedades num único balcão e de forma imediata, simplificando o relacionamento das empresas com a Administração Pública.
45 anos de vida do Partido Socialista, ao serviço de Portugal.