António Costa hoje e amanhã em Davos
António Costa, que será acompanhado pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, estará presente durante dois dias em Davos, tendo em agenda a apresentação de Portugal como país estável e seguro para atrair investimento estrangeiro, aproveitando também para dar conta da evolução da situação económica do país, nomeadamente sobre os mais recentes dados orçamentais, que permitiram alcançar um défice de 2,3% em 2016, e os dados positivos do crescimento económico, redução do desemprego e da dívida pública.
O primeiro momento da agenda do chefe do Governo português está marcado para hoje, com uma sessão de trabalho subordinada ao tema “Building Trust Through Leadership – Community Reception”, na qual fará uma intervenção.
Na quinta-feira, o primeiro-ministro manterá uma reunião com o fundador e presidente executivo do Fórum de Davos, Klaus Schwab, seguindo-se a sessão de trabalho “Informal Gathering of World Economic Leaders – Responsive and Responsible Leadership in a Multipolar World”, na qual também intervirá.
Depois de participar num almoço promovido pelo jornal “Washington Post”, António Costa concluirá o segundo dia em Davos com nova intervenção na sessão interativa “A New Compact for Europe”.
Ao longo dos dois dias, o primeiro-ministro tem agendados diversos encontros bilaterais, nomeadamente com a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, e ainda com o Presidente do Peru e o ministro das Finanças de Itália.