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Abandono escolar desce pelo 6º ano consecutivo para novo mínimo histórico

Abandono escolar desce pelo 6º ano consecutivo para novo mínimo histórico

A taxa de abandono escolar precoce voltou a baixar em Portugal, pelo sexto ano consecutivo, atingindo um novo mínimo histórico de 5,1% (4,5% no continente), de acordo com os dados disponibilizados na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

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Os dados agora conhecidos reforçam a tendência descendente observada em Portugal, consolidando o caminho percorrido ao longo dos últimos anos num dos indicadores mais relevantes do sucesso do sistema educativo.

“O país está de parabéns sempre que a taxa de abandono escolar precoce diminui. Não só porque é um reflexo do bom trabalho das nossas escolas e dos seus profissionais, mas também porque é o fruto de uma sociedade que não se conforma com a ideia de que apenas alguns têm direito à educação, assumindo que o combate às desigualdades é uma missão coletiva”, assinalou o ministro da Educação, João Costa.

De lembrar que o abandono precoce atingia, em 2016, 14% dos jovens portugueses, tendo descido, em 2021, para 5,9%, continuando assim, e a exemplo do que aconteceu pela primeira vez em 2020, abaixo da média europeia (9,7%), ficando no grupo de países com melhores resultados neste indicador e com valores claramente abaixo dos registados, por exemplo, na Espanha, na Alemanha, na Noruega, na Itália, na França, na Dinamarca ou na Bélgica.

A nível europeu, a taxa de abandono escolar é considerada o principal indicador do desempenho dos sistemas educativos, uma vez que permite identificar a percentagem de jovens que não concluiu o ensino secundário e não se encontra a frequentar qualquer modalidade de educação e formação, enfrentando assim uma maior dificuldade no acesso ao mercado de trabalho.

O novo quadro de políticas públicas, que tem vindo a ser estabelecido pelo Governo do PS nos últimos anos, assente na autonomia e na flexibilidade curriculares e na educação inclusiva, bem como o aumento da escolaridade obrigatória e a diversificação de percursos formativos, tem-se mostrado decisivo para que as escolas possam aprofundar este trabalho.

Instrumentos como o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, a melhoria dos processos de avaliação e aferição das aprendizagens, a redução do número de alunos por turma, o Apoio Tutorial Específico, entre outros, revelam-se essenciais para afirmar este caminho.

O abandono escolar precoce é monitorizado pelas autoridades estatísticas nacionais, mediante uma metodologia estabelecida pelo Eurostat para todo o continente.

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