Rui Santos é o novo presidente dos autarcas socialistas
A descentralização de competências em várias áreas e a vitória socialista nas próximas autárquicas foram apontados por Rui Santos, eleito este fim de semana presidente da Associação Nacional de Autarcas Socialistas (ANA/PS), como os principais objetivos do seu mandato.
O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apresentou-se com lista única à direção e foi eleito com 245 votos a favor e quatro brancos nas eleições para os órgãos diretivos, que decorreram pela primeira vez em todas as sedes das federações socialistas.
Rui Santos, que sucede no cargo ao atual secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, disse ter como uma das prioridades à frente da ANA/PS “tratar do processo de descentralização numa série de áreas como a educação, a saúde, a ação social, a proteção civil, a segurança pública, a cultura, os transportes”.
E isto porque, defendeu, “todos os municípios ganhariam se essas competências passassem a ser transferidas para um nível municipal. Todo este processo já consta do programa eleitoral do PS, também está vertido no programa de Governo e já mereceu até uma iniciativa legislativa por parte do atual Governo e será acompanhada muito de perto pela Associação Nacional dos Autarcas Socialistas”.
A vitória do PS nas eleições autárquicas de 2017 é outro dos grandes objetivos do novo presidente da ANA/PS, que não vê “nenhum motivo para que os socialistas sejam punidos nas eleições autárquicas” por estarem no Governo.
“Cada vez mais as pessoas distinguem bem o que são eleições nacionais do que são eleições locais e parece-me que aquilo que está a ser feito a nível nacional contribuirá para ajudar os autarcas, para além do trabalho que os autarcas têm feito”, disse.
Rui Santos vai mais longe e destaca que “nesta solução governativa há alguns objetivos que vão ao encontro daquilo que são expetativas das populações”, dando o exemplo da posição prudente sobre a regionalização, da proposta para eleição dos membros das comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e do pacote de descentralização.
Além de Rui Santos, fazem parte da nova direção nacional da ANA/PS os presidentes de Câmara Carla Tavares (Amadora); Luís Antunes (Lousã); Jorge Botelho (Tavira); Berta Nunes (Alfândega da Fé); Luís Correia (Castelo Branco); Vítor Pereira (Covilhã); Domingos Bragança (Guimarães); Marcelo Guerreiro (Ourique); Maria de Lurdes Castanheira (Góis); e Rute Lima (presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, em Lisboa).