PS promove Academia Socialista do Poder Local e lança livro ‘Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista’
PS promove Academia Socialista do Poder Local e lança livro ‘Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista’
24 setembro, 12h00, Centro da Esquerda (Lisboa)
O Partido Socialista promove, em parceria com a Associação Nacional de Autarcas do PS e com o Gabinete de Estudos do PS, a Academia Socialista do Poder Local, uma academia de formação e reflexão política que irá decorrer com periodicidade mensal, dirigida aos autarcas socialistas. A Academia Socialista do Poder Local tem início amanhã, 24 de setembro, com a intervenção do Secretário-Geral Adjunto do Partido Socialista, João Torres, sendo o módulo 1 desta formação dedicado ao tema “Enquadramento Constitucional do Poder Local” e contando com Jorge Lacão, constitucionalista e antigo Vice-Presidente da Assembleia da República, como orador convidado.
Esta Academia, que se realiza presencialmente no Centro da Esquerda, em Lisboa, com possibilidade de participação à distância, pretende proporcionar aos autarcas socialistas um espaço importante de formação complementar, regular e permanente. O conjunto de sessões, neste primeiro ano de existência, irá decorrer entre setembro 2022 e junho 2023, com uma sessão por mês (exceção feita a dois meses, em que serão promovidas duas sessões).
Augusto Santos Silva preside ao lançamento do livro ‘Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista’
No âmbito da primeira edição da Academia Socialista do Poder Local, decorre, pelas 12h00, no mesmo local, o lançamento do livro “Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista”, dos autores Raul Lopes, António Mendes Baptista e Conceição Matos, com edição da Caleidoscópio. Augusto Santos Silva, coordenador do Fórum Mário Soares: Igualdade em Liberdade preside e intervém na sessão de lançamento do livro, que conta também com as participações do Secretário-Geral Adjunto, João Torres, da Presidente da ANA-PS, Isilda Gomes, e da Secretária Nacional para as Autarquias, Susana Amador.
Os compromissos com a descentralização, com as políticas sociais e as condições de vida da população e com as políticas de desenvolvimento territorial são as três grandes marcas “da matriz identitária do Partido Socialista” nos 45 anos do poder local democrático. A conclusão é do estudo realizado pelo DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE, sob a coordenação do professor Raul Lopes. As conclusões do estudo ‘As Marcas do Partido Socialista no Poder Local‘ podem ser consultadas aqui.
O lançamento do livro às 12h00, no Centro da Esquerda (R. São Filipe Neri, 27 A) é aberto à comunicação social. A Academia Socialista do Poder Local é fechada à comunicação social.
Gabinete de Imprensa do PS
23 de setembro de 2022