home

PS promove Academia do Poder Local e lança livro ‘Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista’

PS promove Academia do Poder Local e lança livro ‘Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista’

O Partido Socialista promove este sábado, em parceria com a Associação Nacional de Autarcas do PS e com o Gabinete de Estudos do PS, o arranque da Academia Socialista do Poder Local, uma academia de formação e reflexão política que irá decorrer com periodicidade mensal, dirigida aos autarcas socialistas. Na ocasião, será também lançada a obra ‘Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista’, em sessão presidida por Augusto Santos Silva, coordenador do ‘Fórum Mário Soares: Igualdade em Liberdade’.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

A iniciativa tem início com a intervenção do Secretário-Geral Adjunto do Partido Socialista, João Torres, sendo o módulo 1 desta formação dedicado ao tema ‘Enquadramento Constitucional do Poder Local’ e contando com a participação de Jorge Lacão, constitucionalista e antigo vice-presidente da Assembleia da República, como orador convidado.

Esta Academia, que se realiza presencialmente no Centro da Esquerda, em Lisboa, com possibilidade de participação à distância, pretende proporcionar aos autarcas socialistas um espaço importante de formação complementar, regular e permanente. O conjunto de sessões, neste primeiro ano de existência, irá decorrer entre setembro de 2022 e junho de 2023, com uma sessão por mês (exceção feita a dois meses, em que serão promovidas duas sessões).

‘Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista’

No âmbito da primeira edição da Academia Socialista do Poder Local, decorre, pelas 12h00, no mesmo local, o lançamento do livro ‘Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista’, dos autores Raul Lopes, António Mendes Baptista e Conceição Matos, com edição da Caleidoscópio. Augusto Santos Silva, coordenador do Fórum Mário Soares: Igualdade em Liberdade, preside e intervém na sessão de lançamento do livro, que conta também com as participações do Secretário-Geral Adjunto, João Torres, da presidente da ANA-PS, Isilda Gomes, e da secretária nacional para as Autarquias, Susana Amador.

Os compromissos com a descentralização, com as políticas sociais e as condições de vida da população e com as políticas de desenvolvimento territorial são as três grandes marcas “da matriz identitária do Partido Socialista” nos 45 anos do poder local democrático. A conclusão é do estudo realizado pelo DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE, sob a coordenação do professor Raul Lopes. As conclusões do estudo ‘As Marcas do Partido Socialista no Poder Local‘ podem ser consultadas aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS