Das 308 câmaras do país, o PS conquistou 148 em listas próprias, das quais 124 com maiorias absolutas, a que se juntaram mais 4 presidências de autarcas independentes que tiveram o apoio do Partido Socialista. Os socialistas elegeram também 1.244 presidentes de junta de freguesia, 2.589 deputados e deputadas municipais e 10.281 membros de assembleia de freguesia, máximos a nível nacional.
No mapa autárquico nacional, o PS manteve a presidência das capitais de distrito de Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Leiria e Beja, ficando a pouco menos de 3 mil votos da direita coligada em Lisboa, registando ainda ganhos significativos em autarquias como Braga, Viseu, Santarém, Setúbal e Évora, sendo o partido político mais votado no Porto e conquistando importantes centros urbanos como Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Amadora, Sintra, Odivelas, Almada e Barreiro.
Entre as 22 novas presidências, em relação às eleições anteriores, de 2017, realce para as vitórias socialistas em concelhos como Loures, Vila do Conde, Valença, Vila Real de Santo António, nos bastiões comunistas da Moita, Montemor-o-Novo e Mora ou nos social-democratas de Ferreira do Zêzere e Penela.
De assinalar, também, o importante contributo do Partido Socialista na eleição das mulheres autarcas para o próximo ciclo de poder local, com a larga maioria – 19 das 29 – presidentes de câmara eleitas. Margarida Belém (Arouca), Júlia Rodrigues (Mirandela), Paula Chuço (Mora), Isilda Gomes (Portimão), Ana Paula Martins (Tavira), Rute Nunes da Silva (Vila do Bispo), Carla Tavares (Amadora), Laura Rodrigues (Torres Vedras), Maria Idalina Alves Trindade (Nisa), Cristina Vieira (Marco de Canaveses), Luísa Salgueiro (Matosinhos), Sónia Sanfona (Alpiarça), Anabela de Freitas (Tomar), Inês de Medeiros (Almada), Maria Helena Lapa (Sabrosa), Célia Pessegueiro (Ponta do Sol), Bárbara Chaves (Vila do Porto), Cristina Calisto (Lagoa) e Ana Catarina Brum (Lajes do Pico) são as 19 autarcas socialistas.
Veja todos os resultados aqui e saiba quem são os 152 presidentes de câmara eleitos pelo PS.