home

PS espera continuar as “boas relações” que tem mantido com o Livre

PS espera continuar as “boas relações” que tem mantido com o Livre

O dirigente socialista Duarte Cordeiro afirmou, no encerramento do IX Congresso do Livre, que o objetivo do PS e do Governo socialista é prosseguir as “boas relações” que tem mantido com este partido, que na presente legislatura se faz representar, pela primeira vez, na Assembleia da República.
Espaço natural de entendimento do Governo é e continua a ser à esquerda

Falando aos jornalistas no final do congresso, que decorreu no fim de semana, em Lisboa, o presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, e também secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, salientou que “o Livre é um partido com quem o Partido Socialista tem boas relações”.

“Temos tido entendimentos políticos, como tivemos, por exemplo, em Lisboa, ou mesmo conversações e procura de entendimentos a nível nacional, como recentemente o fizemos quando reunimos com o Livre antes da formação de Governo, na altura da apresentação do Programa de Governo, e agora em sede de Orçamento do Estado”, referiu.

Duarte Cordeiro adiantou que é objetivo do PS e do Governo “continuar a ter, obviamente, boas relações com o Livre” e considerou que “é esse o espírito que resultou deste congresso”.

“E assim será do lado do Governo, do lado do Partido Socialista, do nosso lado a mesma recetividade para continuar a contar com o Livre para poder ter conversações e até entendimentos políticos aos vários níveis”, salientou.

O secretário de Estado observou que as boas relações com o Livre também se estendem à deputada do partido, Joacine Katar Moreira, com quem o Governo tem tido “reuniões e relações de trabalho muito boas”. “Assim esperamos continuar”, reforçou.

O dirigente socialista salientou ainda, a propósito de alguns dos temas que marcaram a agenda política do congresso, que quando o Executivo do PS construiu o Programa de Governo deu “alguns sinais políticos de quem ouviu muito bem algumas das reivindicações que existiam da parte dos partidos ecologistas”.

Por isso, exemplificou, o Governo liderado por António Costa decidiu antecipar o encerramento das centrais a carvão do Pego e Sines, evidenciando que foram dados “passos muito concretos relativamente a essas aproximações”.

“O Partido Socialista tem tido muita atenção, cuidado e procura de aproximação para convergir e procurar continuar a construir estes entendimentos”, acrescentou.

De referir que, no encerramento do IX Congresso do Livre, esteve também presente, para além de Duarte Cordeiro, o presidente da concelhia de Lisboa do PS, Sérgio Cintra.