PS continua em Movimento e quer ouvir as ideias dos militantes sobre o futuro dos territórios
A direção nacional do Partido Socialista, tendo em conta que nos dias de hoje vivemos num mundo que muda de forma vertiginosa e em que o grande desafio do Socialismo democrático é encontrar soluções para os novos problemas da sociedade, sem nunca esquecer todos os outros que ficaram por resolver, lança o desafio aos militantes para apresentarem até 30 de setembro propostas concretas sobre o futuro dos territórios.
As Alterações Climáticas, a Sociedade Digital, as Desigualdades, a Demografia e a presença do Estado no território são alguns dos temas que a direção nacional do Partido Socialista pretende levar a debate e recolher contributos de todas as estruturas do Partido. Escutar os militantes sobre o seu território de proximidade, quer seja de baixa densidade ou urbano, é de alta importância.
Assim, tendo como ponto de partida o trabalho realizado por ocasião da discussão do Estado da Nação em que foram ouvidos os militantes e as forças vivas da sociedade em diferentes pontos do país o PS pretende continuar este trabalho.
O debate terá como ponto de partida desafiar os militantes a apresentar propostas concretas sobre o futuro dos territórios.
As propostas apresentadas serão debatidas e votadas em reuniões gerais de militantes nas concelhias, em comissões políticas federativas e inter-federativas.
As 100 propostas mais votadas serão apresentadas e debatidas na Convenção Nacional “100 ideias da minha terra” a 24 de novembro.
METODOLOGIA
Lançamento do debate 1ª fase
- Até 30 de setembro – entrega das propostas dos militantes em cada
concelhia.
- Até 15 de outubro – Apresentação e votação das propostas em reunião
geral de militantes em cada concelhia.
- A apresentação oral de cada ideia não pode durar mais de 2 minutos.
- Passam à próxima fase as 5 propostas mais votadas.
Comissões Políticas Federativas: até 27 de outubro
- Apresentação e votação das propostas.
- Passam à próxima fase as 10 ideias mais votadas.
Cimeiras inter-federativas (5 regiões plano): 10 e 17 de Novembro
- Apresentação e votação das propostas.
- Passam à próxima fase as 15 ideias mais votadas.
Açores e Madeira – 10 cada uma
Emigração – 5
Convenção Nacional “100 ideias da minha terra”: 24 de Novembro