home

Portugal está no top 3 do crescimento económico na zona euro

Portugal está no top 3 do crescimento económico na zona euro

“Mais uma vez, a oposição ao Governo do Partido Socialista falhou todas as previsões”, asseverou Eurico Brilhante Dias, que sublinhou que “Portugal continua a crescer acima da média europeia e fá-lo sempre que o PS é Governo e nunca com o PPD/PSD”.

Notícia publicada por:

Eurico Brilhante Dias

As previsões económicas da primavera para 2023, apresentadas esta manhã pela Comissão Europeia, “aproximadamente duplicam o crescimento económico previsto, com crescimento também do emprego, com crescimento das exportações, com uma diminuição do défice e da dívida numa perspetiva em que os salários e as pensões vão aumentar, em que vamos pagar menos impostos sobre o trabalho, menos IRS”, salientou o presidente do Grupo Parlamentar do PS em declarações à comunicação social.

Isto significa que “Portugal está no caminho certo, a ser bem governado”, congratulou-se o dirigente socialista, que explicou que o caminho percorrido fez com que “Portugal esteja entre os três Estados-membros da zona euro com mais crescimento em 2023”.

E acrescentou que Portugal está “no top 3 do crescimento económico, depois de, em 2022, ter sido o segundo país com um crescimento económico mais robusto”.

Eurico Brilhante Dias comentou em seguida que, “mais uma vez, em toda a linha, a oposição ao Governo do Partido Socialista falhou todas as previsões”. “E não é por acaso que o Dr. Luís Montenegro, tão célere a responder e a comentar eventos da vida política portuguesa, até hoje não comentou uma única vez os resultados da economia portuguesa no primeiro trimestre deste ano, assim como até agora, a esta hora, ainda não comentou as previsões da Comissão Europeia, porque evidentemente elas são o espelho de um país bem governado e no caminho certo”, referiu.

O líder parlamentar do Partido Socialista garantiu que “Portugal nunca cresceu acima da União Europeia, de forma consecutiva, a não ser com os governos liderados pelo PS e pelo Dr. António Costa. Por isso, no campeonato do crescimento económico temos ganho todos os anos”.

“Fazemos previsões económicas para cumprir, fazemos orçamentos para executar sem retificativos e queremos um crescimento económico sustentável que permita aos portugueses que, no futuro, tenham a sua vida e os seus rendimentos salvaguardados”, afirmou.

Sobre o artigo de opinião de Joaquim Miranda Sarmento publicado hoje no jornal Eco, intitulado ‘Na triste trajetória do empobrecimento’, Eurico Brilhante Dias notou que o líder parlamentar do PSD “teve muito azar”: “Logo no dia em que publica um artigo com esse título, Portugal é o terceiro que mais cresce, segundo as projeções, no quadro da União Europeia, depois de no ano passado ter sido o segundo que mais cresceu”.

Ora, “o PSD insiste nessa tecla do empobrecimento. A única coisa que é pobre são as previsões da oposição”, lamentou.

Eurico Brilhante Dias concluiu as suas declarações com uma certeza: “Jamais ouvirá o líder parlamentar do Partido Socialista alguma vez dizer que o país está melhor, mas os portugueses não. Só há um país melhor se os portugueses vivem melhor”.

ARTIGOS RELACIONADOS