De acordo com os dados revelados, Portugal ocupa ainda o segundo posto a nível mundial no que se refere a população com pelo menos uma dose de vacina, situando-se nos 86,94%.
Antes desta atualização estatística, a Direção-Geral da Saúde (DGS), no seu último relatório semanal, revelara já que 80% da população portuguesa, o equivalente a mais de 8,2 milhões de pessoas, tinha concluído o processo de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2.
A DGS referia, ainda, que 85% da população tinha já a primeira dose da vacina, o que representa mais de 8,8 milhões de pessoas.
A ‘task force’ que coordena a execução do plano de vacinação estima que até ao final da próxima semana seja alcançada a meta de 85% da população portuguesa com a vacinação completa, o que irá criar condições para iniciar uma nova fase do plano de reabertura de atividades.
Recorde-se que de acordo com plano de reabertura gradual apresentado pelo Governo no final de julho, quando a vacinação completa abrangesse 85% da população, o que apontava para o mês de outubro, atividades como bares e discotecas poderiam reabrir, com acesso por certificado de vacinação ou teste negativo, terminando também os limites de lotação nos restaurantes e em todos os espetáculos e eventos.