home

Porto de Viana do Castelo com investimento de 36 milhões

Porto de Viana do Castelo com investimento de 36 milhões

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou ontem que o porto de Viana do Castelo vai receber um investimento de 36 milhões de euros ao longo dos próximos dois anos, com vista a melhorar as acessibilidades marítimas e terrestres.
Porto de Viana do Castelo com investimento de 36 milhões

Entre os projetos delineados está a construção dos acessos rodoviários, avaliados em 9,5 milhões de euros, e que incluem uma via de 8,8 quilómetros entre o porto comercial e o nó da A28. “Não podemos pensar que, num porto industrial como este, para chegarem ao porto os camiões têm de passar pelas vias urbanas. Temos de ter uma grande via de acesso para servir as indústrias que se servem deste porto”, assinalou a governante.

Ana Paula Vitorino apontou ainda o segundo pilar do investimento, a melhoria das acessibilidades marítimas, referindo que o aprofundamento do canal de navegação tem um investimento previsto de 15 milhões de euros. Já a construção de uma nova doca seca, avaliada em 11 milhões de euros, será suportada pela WestSea, concessionária dos Estaleiros Navais.

“Com o aprofundamento do canal vamos permitir que aumente para mais do dobro o número de navios que, potencialmente, pode vir a utilizar” os estaleiros, acrescentou a governante.

Investimento de 2,5 mil milhões de euros até 2027

A ministra do Mar sublinhou, na ocasião, que o Governo tem previsto um investimento global de 2,5 mil milhões de euros no âmbito da estratégia nacional para o aumento da competitividade portuária até 2027, dos quais 83% representam investimento privado, 11% investimento público e 6% fundos comunitários.

“O que queremos é aumentar em 200% a movimentação de carga em contentores e em carga geral nos nossos portos. Também pretendemos aumentar o volume de negócios das empresas ligadas à economia do mar, à indústria naval, das energias renováveis offshore e da aquacultura”, reforçou.