home

O Secretário-Geral do PS lamenta a morte de José Manuel Constantino

O Secretário-Geral do PS lamenta a morte de José Manuel Constantino

Faleceu aos 74 anos de idade o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.
Nascido em Santarém, desde muito novo se interessou pela prática desportiva, fazendo depois um percurso ímpar porque se envolveu no associativismo desportivo como dirigente de base local e mais tarde da Confederação de Desporto de Portugal. Além de dirigente com responsabilidades na gestão desportiva autárquica, foi ainda alto dirigente da administração central, tendo presidido ao Instituto do Desporto de Portugal.

Paralelamente sempre foi um académico e estudioso do desporto com centenas de artigos publicados, além de alguns livros.
Ao longo da sua vida foi sendo reconhecido o seu contributo inestimável ao desporto nacional, seja através de doutoramentos honoris causa – da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, seja com diversos prémios e uma comenda da República.

Esteve ligado ao desporto toda a sua vida, e mesmo já bastante doente, deslocou-se a Paris para acompanhar a comitiva de atletas portugueses que competiram nos Jogos Olímpicos que hoje terminaram.

Defensor intransigente dos princípios olímpicos, parte no dia de encerramento dos Jogos de Paris, para os quais deu o seu derradeiro contributo, desafiando sempre as recomendações médicas e com um espírito de superação inigualável.

Em meu nome pessoal e do Partido Socialista, manifesto o nosso profundo pesar pelo falecimento de José Manuel Constantino, prestando-lhe homenagem e transmitindo à sua família e amigos as mais sentidas condolências.

Pedro Nuno Santos

ARTIGOS RELACIONADOS