home

Ministro da Educação lança Lisboa Call para a inovação no desporto

Ministro da Educação lança Lisboa Call para a inovação no desporto

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lançou hoje a Lisboa Call para inovação no desporto, uma iniciativa que visa aproximar o desporto da “afirmação de uma Europa liderante na concretização da Agenda 2030”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

Tiago Brandão Rodrigues falava, esta terça-feira, na abertura do seminário de inovação no desporto ‘Beyond Business as Usual’ que decorre em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Definida como uma das “prioridades” da presidência portuguesa, a inovação no desporto faz parte do Plano de Trabalho da União Europeia para o período 2021-2024 e o objetivo do seminário é “prolongar a discussão e lançar as bases para uma maior reflexão e ação sobre o tema”, discutindo “experiências, visões, projetos e políticas” e partilhando conhecimento e boas práticas.

“Vemos efetivamente a Lisboa Call como a oportunidade para clarificar e elevar as plataformas que, através do desporto, congregam outras áreas como: a educação, a economia, o turismo, o emprego, as transições digitais e energéticas, a sustentabilidade e a coesão social e territorial, rumo a uma afirmação de uma Europa liderante na concretização da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou o governante.

Tiago Brandão Rodrigues lembrou ainda o Apelo de Tartu, de 2017, relacionado com um estilo de vida saudável, como “fundamental inspiração” e um “exemplo notável de diálogo horizontal e transdisciplinar”, onde foram acrescentadas “pontes com setores tradicionalmente vistos como mais distantes do desporto”, para colocar o novo momento como central para a captação de interesse e empenho de organizações públicas e privadas.

Segundo o ministro, a inovação no desporto trouxe “ideias novas para a renovação, remodelação e reativação” da atividade, fazendo do setor um “elo poderoso de vinculação de algumas das componentes mais dinâmicas das nossas sociedades”.

Tiago Brandão Rodrigues afirmou também que a União Europeia deve “valorizar e olear este elo de ligação que constrói mais e melhor Europa”, tendo ainda um papel a cumprir no campo da diplomacia e na integração com outros setores devido à sua transversalidade.

“A dotação do desporto de mais e melhor inovação, de mais perene e estrutural inovação, contamina positivamente alguns dos mais dinâmicos setores das nossas sociedades civis”, sublinhou.

Tendo a inovação como uma das prioridades da presidência para o campo desportivo, o governante defendeu ainda a aposta nas infraestruturas desportivas, na transição digital e em “outros vetores”, como forma de aproximar os cidadãos europeus de “hábitos mais saudáveis” e de um desporto mais resiliente e sustentável.

ARTIGOS RELACIONADOS