home

Mês das Competências Digitais arranca com iniciativas em todo o país

Mês das Competências Digitais arranca com iniciativas em todo o país

O Governo lança esta segunda-feira, 3 de outubro, o Mês das Competências Digitais, iniciativa que levará a cabo diversas ações, em todo o território nacional, dos programas de promoção das competências digitais dos portugueses, culminando, em 24 de outubro, com um Fórum Nacional que apresentará novas iniciativas como o Emprego + Digital 2025.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais
Mês das Competências Digitais

“Hoje lançamos o Mês Nacional das Competências Digitais que, como o próprio nome indica, é o mês dedicado a tomarmos consciência coletiva da importância do investimento no capital humano”, salientou o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, acrescentando que esta capacitação digital pretende chegar “a todos os níveis”, não só os muito avançados, “mas também os níveis mais básicos da literacia digital”.

E é “por isso que, durante este Mês Nacional das Competências Digitais, damos um particular foco às competências básicas, ou seja, contribuirmos para um desígnio comum, que é exatamente esse de todos podermos dizer ‘eu trato o digital por tu'”, sublinhou o governante.

O Mês Nacional das Competências Digitais tem uma cobertura nacional e dedica-se, em particular, às competências básicas de toda a franja da população portuguesa – cerca de 15,6% – que não usa a Internet.

“Sabendo nós, além do mais, que essa percentagem sobe significativamente quando se trata de indivíduos na franja de idade entre os 55 e 74 anos”, salientou Mário Campolargo.

Com a iniciativa, arranca também a campanha de comunicação #tratarodigitalportu, que estará presente nos canais televisivos, multibancos, transportes públicos, entre outros.

Entre as ações previstas, destaca-se, no dia 21 de outubro, o ‘Open Day’ nas escolas, “uma parceria com o Ministério da Educação para que os jovens que estão nas nossas escolas tragam os familiares mais velhos, aqueles que querem dar o salto para o digital e os ajudem neste processo”, explicou o governante.

O calendário das iniciativas inclui as ações municipais ‘Eu Sou Digital’, sessões de capacitação de competências básicas digitais com pessoas com mais de 45 anos; [email protected], que junta alunos e avós de todo o país; ENSICO, que leva aulas de computação a jovens do ensino básico; as Engenheiras Por Um Dia, com a Conferência ‘Shaping The Digital Future’ – Dia Internacional das Raparigas, em Almada; bem como a disponibilização do primeiro calendário de oferta formativa da Academia de Cibersegurança (C-Academy), com o objetivo de ter, em prazo oportuno, quase 10.000 profissionais formados em competências nesta área.

Saiba mais aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS