Inauguração da exposição em Guimarães
Esta exposição foi promovida, na sua origem, pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa, e tem curadoria de José Manuel dos Santos.
Inaugurada no dia 7 de janeiro de 2018, na Galeria da Capela do Cemitério dos Prazeres, foi durante o ano de 2018 visitada por mais de 10 mil pessoas, tendo depois percorrido um programa de itinerância por várias cidades do país, que se iniciou no Porto, em fevereiro deste ano, chegando agora a Guimarães.
Na exposição, mostram-se fotografias de 49 fotojornalistas que fizeram a cobertura do primeiro Funeral de Estado da Democracia Portuguesa.
São imagens de uma grande qualidade estética e de um forte poder evocativo. Nelas, a história alcança consciência de si mesma e os símbolos afirmam uma intensidade emotiva que os aproxima de nós. É por isso que esta exposição é memória e tributo.
Convidam-se todos os amigos e admiradores de Mário Soares a participarem na cerimónia de abertura da exposição em Guimarães, que decorrerá no próximo dia 27 de abril, pelas 16h00m, nos claustros do edifício da Câmara Municipal de Guimarães – antigo Convento de Santa Clara.