home

Exercício orçamental de 2017 pode repetir o sucesso de 2016

Exercício orçamental de 2017 pode repetir o sucesso de 2016

O deputado do PS João Galamba destacou que “a receita fiscal está a crescer acima do orçamentado”, considerando estes “dados muito positivos”, e apontando que a despesa está controlada, uma vez que “quase não cresceu”.

A Direção-Geral de Orçamento (DGO) revelou que as Administrações Públicas registaram um défice de 18,9 milhões de euros até fevereiro, tendo o Estado arrecadado 8.754,3 milhões de euros em impostos até ao mesmo mês.

“Estes são indicadores que demonstram que este exercício orçamental de 2017 pode repetir o sucesso do exercício de 2016”, defendeu.

Segundo o vice-presidente da bancada socialista, estes resultados espelham a “continuação da melhoria do défice orçamental e, sobretudo, um forte crescimento das receitas fiscais que confirmam que a aceleração da economia do segundo semestre de 2016 se mantém no início de 2017”.

João Galamba falou também da análise da UTAO aos números divulgados pelo INE na semana passada relativa ao défice de 2,1%: “O que a UTAO nos veio dizer é que, mesmo sem nenhuma medida extraordinária e sem efeitos irrepetíveis, o défice fica em linha com o que estava previsto no Orçamento, que é 2,4% do PIB”.

Segundo o porta-voz socialista, esta análise “desautorizou categoricamente Assunção Cristas e Pedro Passos Coelho, que têm tentado desvalorizar os resultados conhecidos”. As tentativas “de tentar transformar um resultado histórico do país em algo não assim tão relevante não têm qualquer fundamento”, lamentou o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *