home

Execução orçamental até Julho permite cumprir défice de 1,5% em 2017

Execução orçamental até Julho permite cumprir défice de 1,5% em 2017

Mário Ceteno

O Governo dá como certo o cumprimento do défice de 1,5% do PIB estabelecido para 2017. A garantia foi dada na tarde desta sexta-feira, 25 de Agosto, pelo ministro das Finanças numa conferência de imprensa em que Mário Centeno analisou os dados da execução orçamental nos primeiros sete meses do ano.

Os números conhecidos ao início da tarde de hoje “permitem antecipar um cumprimento dos objectivos orçamentais para 2017”, disse Mário Centeno reportando-se ao défice orçamental de 1,5% do PIB inscrito como objectivo para este ano no Programa de Estabilidade apresentado em Abril. Esta meta resulta de uma ligeira revisão em baixa face aos 1,6% previstos no Orçamento do Estado deste ano.

Centeno reporta-se aos dados divulgados esta sexta-feira num comunicado do Ministério das Finanças, que mostram que entre Janeiro e Julho deste ano houve uma melhoria homóloga do défice orçamental de 1.153 milhões de euros. A redução do défice conseguida foi alcançada graças ao “aumento expressivo da receita de 3,2% e de um acréscimo da despesa de 0,5%”, explicaram as Finanças.

Mário Centeno aproveitou para mostrar regozijo com o facto de o Executivo socialista estar a caminho de cumprir os objectivos orçamentais “pelo segundo ano consecutivo”. O que no entender do responsável pelas Finanças representa um “contributo para a sustentabilidade das finanças públicas e para a credibilidade da República enquanto emitente de dívida soberana”.