Escola de Inverno do DNMS
O Planeta 50/50 – um passo decisivo para a Igualdade de Género – é o desafio lançado pelas Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030, para garantir o desenvolvimento sustentável das sociedades.
Em Portugal, apesar das medidas e leis positivas que têm vindo a ser adotadas, quer na tomada de decisão económica, como a Lei da Paridade de 2006, quer a recente Lei para uma representação equilibrada de género na liderança das empresas, ou ainda a Proposta de Lei para combater as desigualdades salariais, aprovada pelo atual Governo e em discussão na Assembleia da República, continua a ser muito baixo o número de mulheres presentes nas lideranças, com desperdício das suas qualificações e competências.
É por isso fundamental, para além de sublinhar a importância destas medidas para o aprofundamento da democracia e o reforço de um equilíbrio de género, que têm a marca do contributo essencial do Partido Socialista, continuar a olhar para os caminhos ainda a percorrer.
As políticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal são essenciais, neste contexto, para combater os desequilíbrios e outras discriminações de género que ainda persistem no mercado de trabalho.
O DNMS tem acompanhado e participado na definição ativa desta Agenda, a fim de se encontrarem bases consensuais entre os parceiros sociais e encontrarem estratégias de prevenção e combate deste tipo de discriminações identificadas em todo o território nacional.
Nas palavras da presidente do DNMS, Elza Pais, esta “Escola de Inverno” pretende constituir mais um contributo “para que se faça o que ainda não foi feito”.
Conheça o programa aqui.