Educação para a Cidadania vai regressar às escolas
Segundo apurou o AS Digital, as conclusões do grupo de trabalho nomeado em maio do ano passado foram já apresentadas ao Executivo socialista, que está a preparar a reintrodução de uma área curricular que tinha sido extinta pelo ministro da Educação do anterior Governo, Nuno Crato.
De acordo com o projeto agora desenhado, cada escola do ensino básico e secundário terá um coordenador para esta área, com acesso a formação específica, cabendo aos estabelecimentos de ensino definir uma componente prioritária e uma componente opcional.
Os projetos educativos desenvolvidos pelas escolas nesta matéria vão ainda beneficiar de uma plataforma com o envolvimento de ONG, de modo a potenciar a sua articulação com a sociedade civil.
Esta medida, recorde-se, vem dar cumprimento ao programa do Governo, no que respeita ao reforço dos mecanismos de participação cívica, da defesa dos direitos fundamentais e do escrutínio das instituições públicas, correspondendo também a uma reivindicação assumida pelo Partido Socialista em matéria educativa, no sentido de promover uma escola mais completa e fomentar a participação e a construção de um espírito crítico de cidadania.