António Costa visita exposição de Siza Vieira na Bienal de Veneza
Siza Vieira apresenta um projeto de loteamento de habitação social, que o arquiteto português desenhou há mais de trinta anos para a ilha de Giudecca, onde estará agora exposto, e cuja construção, que ficou interrompida, deverá ser agora retomada.
António Costa estará presente na inauguração da exposição, intitulada “Vizinhança: Onde Álvaro encontra Aldo”, que contará com uma apresentação por parte dos curadores, os arquitetos Nuno Grande e Roberto Cremascoli.
O chefe do Governo português assistirá ainda a um debate com a intervenção de especialistas como o arquiteto chileno Alejandro Aravena, curador da exposição de arquitetura da Bienal, Álvaro Siza Vieira, Rafael Moneo, Cino Zucchi, Francesco Dal Co, Mirko Zardini e Alberto Ferlenga.
A escolha de Siza Vieira enquadra-se no tema definido para a presente edição pelo curador Alejandro Aravena, «Reporting from the front», que sustenta a importância da arquitetura no aumento da qualidade de vida das pessoas.
A 15ª edição da Bienal de Arquitetura estará aberta ao público de 28 de maio a 27 de novembro, com a participação de 48 países em vários espaços de Veneza.