António Costa no México a 1 e 2 de dezembro
Lopez Obrador venceu em julho passado as eleições presidenciais do México, assumindo a presença de António Costa na cerimónia de posse, no dia 1 na Cidade do México, um sinal diplomático significativo sobre o caráter prioritário atribuído às relações luso-mexicanas pelo Executivo português.
A 32ª edição da prestigiada Feira do Livro de Guadalajara, o maior certame do género da América Latina, decorrerá de 24 de novembro a 2 de dezembro, data em que o chefe do Governo português marcará presença, assistindo também, simbolicamente, à passagem de testemunho de Portugal para a Índia como país convidado de honra da edição de 2019.
Mais de 40 escritores de língua portuguesa participam na edição deste ano, num programa que inclui visitas a escolas, lançamento de livros, sessões de leitura e encontros com leitores.
Entre os escritores presentes nesta feira literária contam-se alguns nomes já galardoados com o Prémio Camões, como António Lobo Antunes, Mia Couto, Hélia Correia, Germano Almeida ou Manuel Alegre, a par de outros nomes como Dulce Maria Cardoso, João Tordo, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Adélia Carvalho, Inês Fonseca Santos, Ricardo Araújo Pereira ou José Eduardo Agualusa.
O programa prevê ainda uma mostra cinematográfica com 12 longas-metragens baseadas em livros de autores portugueses e sete curtas-metragens, teatro, dança e exposições de artes plásticas.