António Costa na homenagem do Porto a Mário Soares
Evocando “uma vida pela liberdade”, por ocasião do primeiro 25 de Abril após o seu desaparecimento, a homenagem terá lugar, pelas 16h00, no Teatro Rivoli (Praça D. João I).
“O Porto sente que o deve homenagear, mais do que figura ilustre que a morte silenciou, como figura perene que nos deve inspirar no momento em que Portugal e a Europa tanto precisam de políticos da sua dimensão”, refere a organização, salientando a identificação entre a cidade do Porto como “berço do liberalismo português e arauto do republicanismo” e a “matriz do pensamento político de Soares e dos ideais humanos e sociais” que cultivou e perfilhou no decurso da sua vida.
“Mário Soares foi até ao fim da sua longa vida uma chave dos acontecimentos do Portugal de Abril e o seu legado não se deixa confinar em fronteiras partidárias ou ideológicas”, referem ainda os promotores da homenagem, acrescentando que esta, sendo centrada no Porto, reveste-se de um sentido e âmbito nacional, que “convida à participação plural de pessoas de todos os quadrantes políticos, económicos, culturais e científicos e, mais que tudo, do povo que tantas vitórias e aplausos lhe concedeu”.
Participe, celebrando a Liberdade!