home

Ana Gomes vai liderar socialistas do PE nos Assuntos Externos

anagomes_400

A eurodeputada socialista Ana Gomes foi eleita coordenadora do grupo da Aliança dos Socialistas e Democratas do Parlamento Europeu (PE), para a Comissão dos Assuntos Externos.

Uma tarefa que levará Ana Gomes a assumir um papel determinante na definição de políticas e na posição estratégica dos socialistas do PE nas mais variadas matérias relacionadas com as relações exteriores da União Europeia, incluindo o sensível dossiê da política de segurança e defesa comum, e na articulação do PE com a Alta Representante e vice-presidente Catherine Ashton e o serviço europeu de Ação Externa.

Na opinião de Ana Gomes, os socialistas do PE têm que arrogar-se a um papel mais influente e interventivo em relação à política externa da UE, com especial incidência, como salienta, na defesa dos valores fundamentais, designadamente em relação aos direitos humanos e na promoção da democracia, fatores que na sua perspetiva devem ser articulados com os “interesses estratégicos europeus”.

Desiderato que só poderá ser concretizado, defende, se “formos capazes de contrariar o impacto negativo da crise económica e financeira” que, como salienta, “já se faz sentir também na diplomacia e nas capacidades de segurança e defesa europeias”.

Mas vencer esta crise significa também para a eurodeputada, e numa primeira análise, fazer com que a União Europeia passe a assumir um papel “mais determinante no mundo”.

Ana Gomes foi eleita pela primeira vez pelo PS para o PE em 2004, tendo em 2009 sido reeleita. Integra a Comissão Parlamentar dos Assuntos Externos, e as subcomissões de Segurança e Defesa e a de Direitos Humanos, sendo ainda membro suplente da Comissão Parlamentar das Liberdades Cívicas. A eurodeputada socialista é ainda membro da delegação para as relações com o Iraque e membro suplente da delegação para as relações com os EUA e da delegação à Assembleia Parlamentar paritária ACP-UE.