home

Acordo Europa/Mercosul é uma nova etapa na relação entre os dois continentes

O Acordo de Associação entre a União Europeia e o Mercosul permite dar início a uma nova etapa nas relações entre a Europa e a América do Sul cujos “os laços históricos, culturais e linguísticos são inegáveis”. A ideia foi defendida pelo eurodeputado socialista, Francisco Assis durante uma reunião, em Bruxelas, com Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Após o encontro Francisco Assis disse que “o acordo se reveste de uma dimensão política e geoestratégica que vai muito além da questão económica e comercial”.

Luis Almagro, por seu lado, afirma que a OEA “valoriza este processo e olha para as negociações com expetativa”. Ambos concordam que o recuo de Trump na pareceria Trans-Pacífico e a maior predisposição para o comércio livre das actuais lideranças da Argentina e do Brasil são “uma janela de oportunidade” para a conclusão do acordo.

 

O encontro de Luis Almagro com o eurodeputado Francisco Assis, presidente da delegação para as relações com o Mercosul, serviu para debater a actualidade política americana, com destaque para a crise na Venezuela e para as repercussões regionais e mundiais da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.

A OEA é um organismo que congrega a totalidade dos países do continente americano e que tem por missão a promoção da paz, da democracia e dos direitos humanos nessa região do mundo. Almagro, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros do Uruguai no tempo de Jose “Pepe” Mujica, deslocou-se a Bruxelas para uma série de encontros com líderes da União Europeia tendo em vista o aprofundamento da cooperação entre as duas organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *