home

Manuel Pizarro inicia nos Açores roteiro para levantamento do setor das pescas

Manuel Pizarro inicia nos Açores roteiro para levantamento do setor das pescas

O eurodeputado socialista Manuel Pizarro inicia amanhã, 20 de novembro, na Região Autónoma dos Açores, o “Roteiro pelas Pescas”, iniciativa que vai percorrer todo o país até novembro de 2020, com o objetivo de fazer um levantamento da realidade do setor.
Manuel Pizarro quer reforço de verbas e maior preocupação social no Fundo para a Transição Justa

O périplo, que vai percorrer toda a costa litoral do país, incluindo as ilhas, terá início em Ponta Delgada, com uma reunião com o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, à qual se seguirá um contacto muito estreito com pescadores, comerciantes, unidades fabris e decisores políticos.

“Considero que só com um trabalho forte no terreno é que podemos representar devidamente os interesses das comunidades e dos setores no Parlamento Europeu. Enquanto membro efetivo na Comissão das Pescas, quero saber exatamente como é que é a vida dos nossos pescadores, dos nossos operários fabris, dos nossos armadores e empresários, e de todos aqueles que fazem do mar e das pescas a sua labuta diária. Tenho essa obrigação”, sustenta o eurodeputado socialista, que é também relator-sombra pelo Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Na passagem por Ponta Delgada, Manuel Pizarro intervirá ainda, a par com o presidente do PS, Carlos César, que durante 16 anos presidiu ao Governo Regional dos Açores, nas Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas, no painel destinado ao tema ‘Europa: Presente e Futuro’.

Recorde-se que, segundo dados recentemente avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia do Mar deverá empregar 140 mil pessoas em 2020, mais 60 mil do que em 2015. Paralelamente, e enquanto Portugal regista uma trajetória ascendente em número de postos de trabalho ligados ao setor, os deputados ao Parlamento Europeu começam esta terça-feira, em Bruxelas, a negociar com o Conselho Europeu a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para 2021-2027, esperando um aumento de verba na ordem dos 10% face ao anterior quadro comunitário de apoio.