O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, participou esta quarta-feira na Reunião Global de Educação de 2021 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), onde afirmou que a educação é o catalisador mais poderoso para promover a igualdade social.
Nesse sentido, o ministro considera que é necessário realizar um esforço coletivo a nível global com vista a garantir uma educação de qualidade para todos e alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da UNESCO.
“Mesmo se corrermos tão depressa como habitualmente corremos, mesmo se trabalharmos tão intensamente como habitualmente trabalhamos, nunca conseguiremos dar mais do que um passo se não nos empenharmos neste intenso compromisso comum, impregnado de um espírito verdadeiramente colaborativo”, disse Tiago Brandão Rodrigues.
Durante a sua intervenção, o titular da pasta da Educação salientou a importância dos objetivos da agenda para 2020 do desenvolvimento sustentável da UNESCO, designadamente, a garantia do acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, bem como a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
No âmbito da reunião Global de Educação de 2021, o governante português foi eleito como representante do grupo regional Europa Ocidental e América do Norte no âmbito do Comité Diretor de Alto Nível do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4-Educação 2030 da UNESCO.
A implementação do quarto objetivo de desenvolvimento sustentável, dedicado à educação e a orientação estratégica global para a mobilização e uso mais eficiente de financiamento para a Educação, de forma a garantir uma maior harmonização e alinhamento entre parceiros, são dois dos fatores que estão sob a responsabilidade do Comité.
“É nosso dever comum e urgente acelerar até 2030, e é com um sentimento de responsabilidade acrescida que enfrento esta missão como membro do Comité Diretor de Alto Nível”, declarou Tiago Brandão Rodrigues.