home

Um novo impulso para a Europa

Um novo impulso para a Europa

A Presidência do PSE aprovou ontem a Declaração Um novo impulso para a Europa – Respeitar a Democracia implica uma Agenda para o Crescimento Europeu, numa reunião onde participou, em representação do PS, o Secretário Nacional para as Relações Internacionais e Cooperação, João Ribeiro .

Esta declaração reforça uma nova visão da Europa que privilegia o crescimento e o investimento, que coloca a solidariedade à frente das sanções e que protege as pessoas, em detrimento da actual imposta “agenda do medo sobre a qual foram edificadas as políticas de austeridade”. Saiu fortalecida a ideia de que “a eleição de François Hollande como Presidente da República de França, no passado domingo, anuncia um novo impulso para a Europa e para a social democracia europeia”.

Considerou ainda que “o caminho para o fim da crise deve ser feito através da criação de novos empregos, melhorando a qualidade do trabalho e reforçando o crescimento, igualmente importante para o equilíbrio orçamental”, reafirmando que “para reverter os danos e relançar as nossas economias, necessitamos de uma Agenda Europeia para o Crescimento”.

O PSE afirma que o custo humano para estas políticas de austeridade, caracterizadas pelo desemprego em massa e pelo aumento dos níveis de pobreza, não pode ser quantificado, sublinhando que a “tragédia social do desemprego jovem” terá graves consequências nas economias europeias, mas igualmente, nas nossas sociedades.

Acreditamos ter agora a oportunidade de reconstruir um espaço europeu de esperança, onde, por todo o continente, as pessoas possam acreditar que a Europa não é “a causa dos seus problemas, mas sim a solução para os mesmos”.