home

“Tudo a postos” para garantir a vacinação dos alunos até ao início do novo ano letivo

“Tudo a postos” para garantir a vacinação dos alunos até ao início do novo ano letivo

O primeiro-ministro e líder socialista, António Costa, congratulou-se com a decisão da DGS em recomendar a vacinação contra a Covid-19 a todas as crianças e jovens com idades entre os 12 e 15 anos, garantindo que “tudo está a postos para garantir a vacinação dos alunos até ao início do novo ano letivo”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

Notícia publicada por:

Escola

“Congratulo-me que a ciência tenha confirmado ser possível cumprir o nosso dever de garantir proteção universal a todas as crianças maiores de 12 anos”, declarou o líder do executivo através da sua conta oficial na rede social Twitter.

António Costa garantiu que “tudo está a postos para garantir a administração de duas doses de vacinas até ao início do ano letivo”, reafirmando, assim, as declarações proferidas a 21 de julho, durante o debate sobre o Estado da Nação.

“As vacinas foram compradas, a logística aprontada e o calendário definido: os jovens entre 12 e 17 anos podem ter vacinação completa até 19 de setembro”, adiantou.

De acordo com o calendário divulgado, o autoagendamento da vacina para esta faixa etária vai estar disponível esta quinta-feira e sábado e a vacinação arranca no fim de semana de 21 e 22 de agosto.

Os jovens a partir dos 12 anos que façam o pedido nestas datas, através do portal disponível em www.covid19.min-saude.pt, serão vacinados em dois fins de semana: 21 e 22 de agosto e 28 e 29 de agosto. Segundo a ‘task-force’, aqueles que recebam a primeira dose no primeiro fim de semana disponível, voltam para a segunda dose em 11 e 12 de setembro e os restantes logo no fim de semana seguinte, em 18 e 19 de setembro.

Ainda de acordo com o calendário estabelecido, o autoagendamento para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos voltará a ficar disponível a partir de 15 de agosto. Para esta faixa etária, está também disponível desde terça-feira a modalidade ‘Casa Aberta’, que dispensa marcação, mas exige a obtenção de uma senha eletrónica.

O próximo fim de semana, 14 e 15 de agosto, será reservado à vacinação dos jovens com 16 e 17 anos.

Vacinação dos alunos aumenta a segurança nas escolas

Também o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considera “muito positiva” a decisão técnica da DGS, esperando que a vacinação destas faixas etárias possa acontecer “o mais rapidamente possível”.

A decisão da DGS “é muito positiva e esperamos que possa ser operacionalizada o mais rapidamente possível”, disse.

“É um ponto importante para podermos vacinar esta faixa etária, da mesma forma que já estamos a operacionalizar a vacinação dos jovens com 16 e 17 anos e de toda a população adulta”, considerou o governante.

O ministro salientou, ainda, a importância da vacinação para a luta “contra esta pandemia” e para a segurança das comunidades escolares. “A vacinação é extremamente importante e acho que isto é um fator muito positivo. Esperamos que possa acontecer o mais brevemente possível, para que também o início do ano letivo possa ser complementado com estas medidas, que nos darão ainda maior segurança”, disse Tiago Brandão Rodrigues.

A vacinação dos alunos com mais de 12 anos constitui mais “uma camada de proteção”, além das medidas já implementadas nas escolas, nomeadamente “a utilização de máscara, de circuitos, da higienização dos espaços e também das mãos”, bem como a vacinação prioritária do pessoal docentes e não docente.

O ministro confia que haverá uma boa adesão pelas faixas etárias mais jovens, à imagem do que sucede com as outras vacinas. Portugal é “um dos países em todo o mundo onde a vacinação é mais comum, onde o nível de penetração da vacinação é quase universal”, pelo que “assim tem que ser também com a Covid-19”, concluiu o governante.

ARTIGOS RELACIONADOS